* Nome
 
* Email
* = Preenchimento obrigatorio

Como utilizar um pedómetro para emagrecer?

by José Fonseca on 30/06/2011

Post image for Como utilizar um pedómetro para emagrecer?

Um pedómetro pode ser uma excelente ferramenta para emagrecer? Na semana passada coloquei uma questão na nossa página do facebook para saber se os nossos fãs sabiam o que era um pedómetro e se utilizam ou não…
Hoje vou falar um pouco sobre pedómetros e como os pode utilizar para ajudar (e muito) a emagrecer. Vamos a isso?

Como utilizar um pedómetro para emagrecer?

O que é um pedómetro?

O pedómetro é um aparelho simples, prático e pouco dispendioso, que permite monitorizar a actividade física através da contagem dos passos dados, da edição da distância percorrida e do cálculo das calorias despendidas durante o dia a dia. Estes dados permitem classificar se cada pessoa é ou não activa e possibilitam o planeamento de um programa ou a simples adopção de pequenas estratégias para aumentar o nível de actividade física das pessoas sedentárias ou pouco activas.

Como utilizar um pedómetro?

O pedómetro deve ser colocado na cintura, preferencialmente na região lateral por cima da crista ilíaca. Pode ser fixo ao cinto, ao cós das calças, ou por dentro das mesmas, junto ao corpo ou roupa interior – o objectivo é que esteja perto dos ossos da bacia para assim detectar os movimentos destas ao caminhar. A sua utilização no bolso pode não ser totalmente fiável.

Quando utilizar um pedómetro?

O pedómetro deve ser utilizado durante todo o dia, com excepção para o período de sono e para as actividades em meio aquático (tomar banho, hidroginástica, natação), uma vez que o aparelho não é à prova de água.

Qualquer pessoa que queira perder peso pode (e deve) utilizar um pedómetro! Não precisa de iniciar um programa específico para perder peso para utilizar um pedómetro. Pode utilizar em qualquer altura e fica a saber se é uma pessoa ativa ou não, podendo fazer pequenas alterações no seu dia a dia para se mexer mais e gastar muito mais calorias ao longo do dia.

pedómetro

Como analisar os resultados de um pedómetro e o que fazer em seguida?

Consoante o número de passos que der ao longo do dia, pode perceber qual o seu nível de atividade e acima de tudo utilizar este aparelho para ser mais ativo(a) e gastar mais calorias todos os dias:

Sedentário < 5000 passos
Actividade física reduzida 5000 – 7500 passos
Actividade física aceitável 7500 – 10000 passos
Activo 10000 – 12500 passos
Muito activo > 12500 passos

Como aumentar a atividade física com o pedómetro?

Muitas pessoas têm vidas muito sedentárias e não dão muitos passos por dia. Se começar a utilizar um pedómetro e verificar que só dá 5000 passos por dia não tente passar dos 5000 para os 10.000 passos de um dia para o outro… Lembre-se que alterar hábitos não é fácil e geralmente quanto mais brusca a mudança maior a probabilidade de ser pouco duradoura.

O aconselhado será usar o pedómetro durante uns dias (uma semana por exemplo) e depois fazer a média de passos por dia. Assim vai ficar a saber mais ou menos quantos passos dá por dia. Depois terá que definir um novo objetivo para a semana seguinte. Procure aumentar entre 500 a 1.000 passos por dia, e ao fim de poucas semanas já conseguirá estar no mínimo recomendado: 10.000 passos. Veja mais em baixo as dicas que tenho para aumentar o seu número de passos.

Exemplo prático para uma pessoa sedentária:

1ª Semana = 24.500 passos – 24.500/7=3.500 passos/dia

Objectivo para a 2ª Semana: Aumentar a média diária em pelo menos 500 passos (Meta: 4000 passos/dia).

Objectivo para a 3ª Semana: Aumentar a média diária para 4500 passos, e assim sucessivamente.

Tenha também presente a necessidade de manter o registo do nº de passos diários (um diário de passos!). Só assim vai ter uma percepção mais correcta da sua progressão.

O que fazer para aumentar o número de passos por dia?

Veja o post 10 Dicas Para Emagrecer (parte 10) para conhecer 10 formas para conseguir aumentar a sua atividade física no dia a dia!

Onde encontrar um pedómetro?

Hoje em dia pode encontrar um pedómetro em praticamente qualquer loja de desporto (pleo menos em Portugal). Se fizer uma pesquisa na internet será fácil também de encontrar pedómetros a preço muito acessíveis e que podem ser comprados através da internet. Claro que os preços variam consoante a qualidade dos pedómetros. Geralmente quanto mais caro mais fiável, ou seja, mais aproximado da realidade é a contagem que o pedómetro faz ao longo do dia. No entanto, e visto que não estamos a falar de um estudo científico, para utilizar um pedómetro com o objetivo referido neste artigo, pode utilizar qualquer um, porque a ideia principal é aprender a ser mais ativo(a) de semana para semana. Se comprar um pedómetro mais barato fique desde já a saber que geralmente o pedómetro vai “dizer” que deu mais passos do que deu na realidade.

Como avaliar a fiabilidade de um pedómetro?

Para perceber se o pedómetro é minimamente fiável e se pode comparar os valores obtidos com os recomendados, experimente dar 100 passos normalmente e conte os passos que dá. Depois quando terminar olhe para os resultados apresentados e vai ficar automaticamente com uma ideia da margem de erro a que estão sujeitos os resultados.

ATENÇÃO: Se anda muito de carro tenha atenção porque a maior parte dos pedómetros vão contar passos enquanto está no carro! Experimente ver quantos passos estão marcados ao entrar no carro e quantos ficaram registados quando terminar a viagem. Depois no resultado final desse dia só tem de subtrair os passos que foram dados pelo seu carro!!! ;)

Agora já não há nada que não saiba sobre pedómetros portanto é hora de se tornar uma pessoa mais ativa… Compre hoje mesmo o seu pedómetro!

Este artigo foi escrito por...

– que já escreveu 77 artigos .

Formado em Aptidão física e saúde pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, com especialização em exercício e personal training, José Fonseca é especialista em Controlo do Peso e ajuda pessoas em todo o mundo a conseguirem perder 10kg+ em 2 meses e a manter esse peso para o resto da vida.

Precisa de ajuda? Envie um email para o José ;)


 

Clique em GOSTO em baixo e deixe o seu comentário, sugestões ou questões:

{ 7 comments… read them below or add one }

vera October 18, 2011 at 11:08

Ola,comprei m pedometro. Como faço para perder peso com ele?

Reply

R February 4, 2012 at 05:11

A unica coisa que o pedometro faz é calcular seus passos..Emagrecer so dependera q]de quanto mais vc caminhar..
Ex :

200 metros = 12 kcal
2000 metros ou 2 km = 120 kcal

Reply

samira April 13, 2012 at 00:03

Achei bem objetiva a explixação,Obrigada por compartilhar conosco. Vou procurar pra comprar, deois deixo minha opinião. samira – Vitória- ES = Brasil

Reply

elaine cristina June 27, 2012 at 14:53

Oi estou sedentária, preciso perder peso amei sua explicação,vi no BEM ESTAR falando sobre o pedômetro ,vou comprar e caminhar acho que como muito errado,junta o sedentarismo e comer errado imagine o meu peso ENORME .

Reply

COSTA October 2, 2012 at 00:37

Gostei da sugestão do pedômetro. No entanto, gostaria que me fosse indicada uma boa marca para minimizar os erros.
Também gostaria de sua opinião quanto a minha atividade física, visando perder peso e manter a forma:
1. tenho 58 anos
2,. 1,70 estatura
3. 83 kg
4. faço caminhada 3 vezes na semana de 6 km em 60minutos.
Tá bom ou preciso de mais atividade? aguardo sugestão.
Abraços,
Costa

Reply

DLK Sports October 3, 2012 at 21:15

Parabéns pelo artigo, é muito esclarecedor e fácil de ler!

Reply

daniel November 19, 2012 at 21:36

Leave a Comment

Notificar-me de novas respostas aos comentários por email!. Também pode ser notificado sem comentar.

Previous post:

Next post: