* Nome
 
* Email
* = Preenchimento obrigatorio

Suar muito para emagrecer?

by José Fonseca on 08/02/2011

Alguma vez viu alguém a fazer exercício com um casaco enorme, num dia de calor em que até de t-shirt é difícil suportar? Sabe quais são os efeitos fisiológicos desta “estratégia” para perder peso? Será que este “esquema” ajuda realmente a emagrecer? Já alguma vez tentou fazer o mesmo? Usar um casaco no pico do verão, uma camisola de gola alta? Collants? Uma cinta na zona abdominal? Mais alguma ideia…? Ah sim, até sei quem já tenha usado papel aderente à volta do corpo…

Qual o objectivo? Suar mais durante o exercício para perder mais peso.

Este fim de semana, que felizmente aqui em Portugal fomos brindados com um sol maravilhoso e calor, eu ia no meu carro a caminho da esplanada, quando olho para o lado e vejo, na ciclovia, uma pessoa a correr com um casaco impermeável, collants e gorro! Pensei logo que tinha de escrever sobre o tema aqui no seu blog. Isto porque sei que possivelmente alguns, se não muitos, dos leitores deste blog utilizam esta mesma estratégia para perder peso.

E na verdade até resulta… Qualquer pessoa que queira perder peso rápido pode, no pingo do verão, ir correr ao sol, todo embrulhado em roupa e, se se pesar antes e depois da corrida, com certeza vai ter menos 1, 2 ou até 3 quilos!

As más notícias são que essa perda de peso é exclusivamente de água, e na verdade até deve beber o equivalente ao que perdeu em água, nas horas seguintes, para reequilibrar o equilíbrio do seu organismo.

Vamos ver então o que acontece…

Quando nós treinamos o nosso organismo produz calor no processo de produção de energia. Como o nosso corpo não aguenta temperaturas elevadas, tem de conseguir eliminar a temperatura porque se não, pode aquecer demasiado e as consequências podem ser dramáticas. Então, neste processo o organismo começa a preparar-se para eliminar o calor com a finalidade de manter a temperatura corporal estável, e a principal forma que temos para o conseguir é através da eliminação de água – suor.

O suor é uma reacção natural ao sobreaquecimento do corpo, com a finalidade de manter a temperatura estável. É apenas a libertação de água, e também de sais minerais (mas hoje não vou explicar este processo). O que gostava que compreendesse é que a gordura é metabolizada nas nossas células e nesse processo são libertadas partículas de água que vão ser depois eliminadas através da pele.

Quanto mais quentes estamos mais água eliminamos. Vou repetir: Quanto mais quentes estamos mais água eliminamos.

Então esta breve explicação leva-me a uma simples questão…

Quanto mais suar mais emagrece?

Gostava de receber a sua resposta, e assim que tiver apenas 10 respostas a esta simples questão termino este post e dou também a minha resposta para esclarecer este assunto de uma vez por todas ;)

Aguardo os vossos comentários em baixo!

Este artigo foi escrito por...

– que já escreveu 77 artigos .

Formado em Aptidão física e saúde pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, com especialização em exercício e personal training, José Fonseca é especialista em Controlo do Peso e ajuda pessoas em todo o mundo a conseguirem perder 10kg+ em 2 meses e a manter esse peso para o resto da vida.

Precisa de ajuda? Envie um email para o José ;)


 

Clique em GOSTO em baixo e deixe o seu comentário, sugestões ou questões:

{ 6 comments… read them below or add one }

Janaina February 9, 2011 at 13:54

Conheço muita gente que faz isso. Na minha opinião não funciona, pois o corpo perde agua e não gordura. Acho até que deve ser prejudicial a saúde, principalmente se depois não repormos a agua que perdemos.
Abraços a todos

Reply

Angélica February 9, 2011 at 23:00

Na minha opinião não funciona porque já vi como exemplo o meu pai que não é obeso mas é bem constituido que quando entra em esforço transpira muito e até perde algum peso mas depois torna a recuperá-lo quando ingere os líquidos para compensar o que perdeu

Reply

delfino theilacker August 10, 2011 at 15:52

Sim , eu acho que algum peso perde. Prejudicial? acho que não.!!

Reply

Ines May 3, 2012 at 17:21

Eu acho que emagrece. Porque para além da água , é expelido o cloreto de sódio do nosso corpo, que constitui as células.

Reply

Tiago June 3, 2012 at 23:57

Boas, eu acho que emagrece, eu mesmo comecei a usar cinta de desporto e sempre que vou correr ou caminhar ou andar de bicicleta ou jogar basquete usua.
Eu já li em muitos artigos na net que a agua ajuda a queimar calorias, e se quando transpiramos estamos a perder a agua do nosso corpo , as calorias também vão certo?
Eu penso que isso ajuda, eu conheço um homem que punha a volta da barriga pelicula aderente quando ia correr e emagreceu muito em pouco tempo, por isso eu acho que isso resulta mesmo.

Reply

Jorge August 21, 2012 at 09:43

Ajuda sempre, é preciso é ter cuidado e compensar o corpo diariamente com água, beber água várias vezes em pequenas quantidades durante o exercicío e depois também durante o dia beber sempre água e importante manter uma alimentação saudável, não é preciso deixar de comer, apenas controlar o que se come, dietas malucas só funcionam na hora.

Reply

Leave a Comment

Notificar-me de novas respostas aos comentários por email!. Também pode ser notificado sem comentar.

{ 1 trackback }

Previous post:

Next post: